Questões
“A Contabilidade é uma ciência fundamental utilitária. Seu grande produto é o provimento de informações para planejamento e controle, evidenciando informações referentes à situação patrimonial, econômica e financeira de uma empresa”
(SZUSTER, Natan, 2013, p.15)
Hoje em dia é impossível organizar tanto finanças pessoais como finanças coorporativas sem o auxílio dessa exímia ferramenta chamada contabilidade. A figura do contador vem ganhando destaque cada ano que passa. Antigamente conhecido como guarda livros, atualmente o profissional pode ser conceituado como um dos pilares de uma organização, pois com os dados que só o contador tem acesso, ele poderá auxiliar a alta gestão prestando uma consultoria, ajudando no processo da tomada de decisão.
Referendam essa situação os Artigos 1.177 e 1.178 do Código Civil:
Artº 1.177 Os assentos lançados nos livros ou fichas dos proponentes, por quaisquer dos prepostos encarregados de sua escrituração produzem, salvo se houver procedido de má fé, os mesmos efeitos como se fossem por aquele.
Parágrafo único – No exercício de suas funções por preposto são pessoalmente responsáveis, perante os preponentes pelos atos culposos e perante terceiros solidariamente com o proponente, pelos atos dolosos.
Artº 1.178 Os preponentes são responsáveis pelos atos de quaisquer prepostos, praticados nos seus estabelecimentos e relativos à atividade da empresa ainda que não autorizados por escrito.
“Parágrafo único - Quando os atos forem praticados fora do estabelecimento, somente obrigarão o preponente nos limites dos poderes conferidos por escrito, cujo instrumento pode ser suprido pela certidão ou cópia autêntica do seu teor”.
O contador tem uma responsabilidade enorme dentro de uma empresa, maior talvez até que do próprio dono, pois qualquer informação que não esteja correta pode ocorrer até a prisão, devido à lei não amparar argumentação de