consultorio de odontologia
Publicado em 2 de julho de 2012
5
Pedimos já desculpas pelo tamanho desse post, mas achamos melhor falar tudo de uma vez só a respeito desse tema, digamos, complexo.
Observamos que muitas pessoas que entram em contato conosco estão em busca deprojeto de consultório odontológico. A maioria encontra a AMSDarquitetura através do nosso site, no qual publicamos o primeiro projeto desse tipo que fizemos há um tempo (veja aqui). Atualmente, estamos com mais 2 projetos nessa área, ainda em andamento.
É importante ressaltar que o consultório odontológico funciona de forma diferente dos outros consultórios médicos e um dos motivos chama-se CADEIRA ODONTOLÓGICA. Você pode nunca ter prestado atenção, mas a famosa “cadeira do dentista” exige um espaço considerável para funcionar adequadamente – são encostos e braços articulados ou duplamente articulados que, em determinadas situações de atendimento, precisam estar abertos. E, obviamente, temos que levar em consideração todas as posições possíveis. Ela não é uma simples cadeira e ocupa muito, muito mais espaço do que uma maca que você vê em consultórios médicos e estéticos. A famosa "cadeira do dentista" - a cadeira odontológica é cheia de especificidades. Favor não confundir com uma maca!
E qual é o problema então? É que nos parece que os próprios dentistas se esquecem desse GRANDE fato tamanho o susto que levam quando apresentamos o primeiro estudo! “Nossa, coube só isso?” Como assim “só isso”? Coube uma CADEIRA ODONTOLÓGICA!
O primeiro objeto que posicionamos no ambiente quando iniciamos um projeto de consultório odontológico é a tal da cadeira – e todas as suas possibilidades de expansão. Mesmo porque, a instalação dela é cheia de exigências técnicas relativas à hidráulica e elétrica: ponto de água, ponto de esgoto, ponto elétrico, ponto de ar-comprimido (sim, vários tubos que devem estar embutidos no piso). A cadeira odontológica tem que ser instalada conforme o manual do