Projeto Arquitetonico de uma Clinica Odontológica
1 INTRODUÇÃO
Nos últimos anos nos deparamos com uma crescente competitividade no mercado de trabalho. O aumento no número de faculdades e universidades, bem como na diversidade dos cursos disponibilizados pelas mesmas, tem facilitado bastante o acesso ao ensino superior e consequentemente, acarretado em um aumento significativo no número de novos profissionais ingressantes no mercado a cada ano.
No setor Odontológico não poderia ser diferente. Sabe-se que atualmente, as ofertas de vagas para o curso ultrapassam em muito os números oferecidos há alguns anos, e sendo assim, um grande volume de novos profissionais da área vem sendo lançados no mercado.
Diante deste quadro, o profissional precisa apresentar cada vez mais habilidades e diferenciais que o destaquem “em meio à multidão”, e o seu espaço de trabalho é, sem dúvidas, um importante aliado nessa disputa. Uma clínica ou consultório planejado e bem projetado já deixam para trás grande parte da concorrência que não percebe o enorme poder que a humanização do espaço pode exercer sobre seus usuários.
Uma pesquisa realizada na Inglaterra comprovou a influência do ambiente físico no humor e na percepção das pessoas. Sendo assim, é fundamental que uma clínica ou consultório odontológico seja um ambiente extremamente agradável ao seu cliente, ou a tendência dele, será procurar outro lugar onde se sinta melhor.
Dessa forma, a arquitetura e a odontologia se aliam em busca de um objetivo em comum: a satisfação do cliente e dos demais usuários daquele espaço.
Além da preocupação com os fatores estéticos, que serão primeiramente percebidos pelos clientes, há outro fator que torna ainda mais recorrente a necessidade do profissional de arquitetura durante a elaboração do projeto de uma clínica ou consultório odontológico: a Ergonomia.
Não se pode dizer que existe uma verdade absoluta sobre ergonomia, mas sem dúvidas, o profissional que utiliza estudos ergonômicos no projeto de ambientes
de