Questões
Questões:
1-Como a corrente de pensamento chamada Determinismo Geográfico explica a diversidade observada entre os povos?
R: Essa diversidade não pode ser explicada em termos de limitações que lhes são impostas pelo seu aparato biológico ou pelo seu meio ambiente, pois a grande qualidade da espécie humana foi a de romper com suas próprias limitações. Este tipo de determinismo demonstra que existe uma limitação na influência geográfica sobre os fatores culturais, e que é possível e comum existir uma grande diversidade cultural localizada em um mesmo tipo de ambiente físico.
2-Como a corrente de pensamento chamada Determinismo Biológico explica a diversidade observada entre os povos?
R: Essa diversidade se explica antes de tudo pela história cultural de cada grupo, os fatores que tiveram um papel importante na evolução do homem são a sua faculdade de aprender e a sua plasticidade. Esta dupla aptidão é o apanágio de todos os seres humanos. Portanto o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, de um processo que chamamos de endoculturação.
3-Qual a principal diferença entre os conceitos de “Civilização” Francês, e “Kultur” Alemão?
R: A principal diferença é que a civilização francesa tinha uma cultura universalista, ou seja, uma cultura para todos e a de kultur era particularista, isto é, cada povo tinha sua própria cultura.
4-Como a Escola Evolucionista do pensamento antropológico explica a diversidade observada entre os povos, levando-se em consideração a unidade da espécie?
R: Para Tylor a diversidade é explicada como o resultado da desigualdade de estágios existentes no processo de evolução, e para ele é necessário compreender a época em que viveu e consequentemente seu background intelectual, ou seja, sua cultura.