Questões
R: Constitui um conjunto de esforços no intuito de auxiliar o ser humano a obter o máximo grau de empoderamento no enfrentamento do processo saúde-doença preservando a sua existência. É preciso respeitar suas fragilidades, crenças, valores e estimular seu empenho na reabilitação.
2) A cirurgia aparece como uma ferramenta no tratamento do câncer. Pode ser usada em diferentes condutas. Quais são elas?
R: Diagnóstica, excisional, incisional, biópsia, cirurgia como tratamento primário, profilática, paliativa e reconstrutora.
3) A participação do enfermeiro no processo de comunicação e esclarecimentos ao paciente e à sua família é muito importante. Justifique a afirmativa.
R: Serve como um elo entre a equipe multidisciplinar e o paciente. Fornece informações, responde aos questionamentos e anseios do paciente, considera o modo de vida, autoestima, sexualidade, perspectivas quanto ao tratamento, incentiva a reabilitação e participa ativamente nos cuidados pré, intra e pósoperatórios.
4) O que são cuidados paliativos?
R: Cuidados paliativos são cuidados ativos totais prestados a pacientes e às suas famílias quando se estabelece que o doente já não se beneficiará de tratamento antitumoral. Nesse momento, o enfoque terapêutico é voltado para a qualidade de vida, o controle dos sintomas do doente e o alívio do sofrimento humano integrado pelo caráter trans, multi e interdisciplinar dos cuidados paliativos.
5) O “estar com câncer” pode trazer uma série de implicações para o paciente. Justifique essa afirmação.
R: implicações físicas, emocionais, afetivas, profissionais e financeiras para o sujeito enfermo, bem como comprometer as relações familiares, gerando estresse, tensão e conflito. De alguma forma, a doença vai