Questões Urbanas
Questões Urbanas
Questões urbanas
Introdução
A cidade é considerada um local privilegiado para análise da mudança social e revela o custo do desenvolvimento econômico. Como expressão das relações sociais, a cidade expressa as desigualdades, pois o lugar que o indivíduo ocupa nela é dado por sua condição econômica.
A concentração da população pobre em bairros periféricos revela os efeitos devastadores da aglomeração urbana. A organização do espaço da cidade segue a lógica da valorização imobiliária, onde os mais pobres são encaminhados para bairros longínquos onde não há recursos de infraestrutura tais como água, saneamento básico, assistência médica pública e gratuita, educação e outros elementos necessários para a existência de qualidade de vida. A formação da multidão é um fenômeno das áreas urbanas que causa a exposição das necessidades das massas despossuídas.
Atualmente, 80% da população vivem em áreas urbanas. Nos anos 1950, dois terços da população estavam no campo. Em termos de emprego, a mesma dinâmica que expulsou a mão de obra para as cidades, criando as imensas periferias caóticas e miseráveis, hoje reduz a própria base urbana de emprego.
Quais são as consequências sociais da concentração da população nas áreas urbanas? A concentração de pessoas nessas áreas gera efeitos devastadores. A formação de bairros periféricos destaca a carência de serviços públicos de infraestrutura e coloca em evidência as duas faces do desenvolvimento econômico: a opulência e a miséria.
Segundo a ONU, em 2007 a população urbana se igualou à população rural no mundo. O processo de urbanização é visto por especialistas como inevitável e cabe às cidades o preparo para receber a população rural que cada vez mais tende a deixar o campo.
A cidade e o meio ambiente*
A questão da ocupação humana nos espaços naturais vem colocando na ordem do dia o problema da superpopulação do planeta e a dificuldade de abastecimento dessa