Questões urbana
Construindo o panorama de problemática urbana As cidades são mutantes, vão crescendo e se modificando pelas ações das atividades diárias das pessoas, cada uma com sua forma própria de apropriação, intervindo no espaço das mais variadas maneiras. A partir dessas intervenções, sem que sejam tomadas as devidas providencias, começam a surgir problemas por todos os lados. Alguns deles podem ser considerados como tipicamente da população urbana, como violência no transito, disputa entre gangues, são crimes recorrentes encontrados nas grandes cidades, pois a pobreza e os contrastes sociais ficam mais evidentes no espaço urbano.
A população mais carente possui uma responsabilidade pela degradação do meio ambiente e é quem mais sofre com os efeitos negativos dessa degradação, pois possuem menos recursos para própria defesa.
O desenvolvimento das cidades é um grande desafio. À medida que a malha urbana cresce desordenada e demasiadamente, a demanda por infraestrutura aumenta. O crescimento populacional das cidades deveria ser acompanhado por maior oferta de infraestrutura e serviços básicos, principalmente os relacionados ao saneamento básico, demonstrando ,desta forma, a preocupação com o ambiente natural em que vivemos e com as condições mínimas de salubridade para a população.
As afirmativas de crescimento desordenado das cidades não fazem parte de uma regra geral, pois existem cidades que ganham população e, apesar disso, continuam se desenvolvendo organizadamente e oferecendo uma adequada qualidade de vida à comunidade. Outras perdem população, parecem ter parado no tempo e desorganizam em busca de atrativos para a retomada do desenvolvimento.
Uma cidade, não importa sua localização geográfica ou seu tamanho, deve ter preocupação como coleta seletiva do lixo, abastecimento de água potável, rigor na localização dos diversos usos: residencial, comercial, de