Questões urbanas: o lixo
Introdução:
Este trabalho tem por objetivo explicitar uma questão ambiental que observamos comumente em nosso cotidiano, este é o lixo urbano, e que foi abordado em uma reportagem realizada pelo jornal, O Estado de São Paulo, com o tema “No lixo, outro caminho para o desperdício”. O lixo urbano vem sendo produzido de forma exagerada em nossa sociedade gerando assim diversos problemas para o meio ambiente.
Fundamentando-se neste tema, juntamente com o artigo tirado do jornal apresentaremos suas causas e ligações com o sistema capitalista, além de levantar soluções que tenham por finalidade a redução deste problema.
O lixo urbano e suas consequências para o ambiente , " Tirado do artigo jornalístico: “No lixo, outro caminho para o desperdício”
Ao analisar a reportagem “No lixo, outro caminho para o desperdício” feita pelo jornal O Estado de São Paulo, entendemos que vivemos em uma sociedade onde o consumo humano produz muito lixo e que este vem sendo um grande problema para o planeta, isso ocorre devido ao crescimento demográfico nas cidades que, aliado a uma sociedade extremamente consumista, ocasiona vários problemas ambientais como o lixo, que pode ser de origem domiciliar, industrial, hospitalar, e o lixo do século: o lixo tecnológico.
Esses lixos costumam se acumular nas vias públicas, lotes baldios e lixões, produzem a proliferação de animais nocivos e transmissores de doenças, poluem o solo, o ar, contaminam as águas superficiais e lençóis freáticos, por conseguinte, a consequência é um grande impacto ambiental. Esse excesso de lixo também acaba sendo prejudicial aos ecossistemas. Além dos problemas já citados há também a decomposição da matéria orgânica que gera a formação de gás metano (CH4) que aquece cerca de 23 vezes mais que o gás carbônico (CO2) e contribuindo muito para o agravamento do efeito estufa.
O lixo também se tornou um problema de saúde pública. Doenças como