Questões sobre o Manifesto comunista
KATTYA ROBERTA SILVA 11099112
LAÍS CRUZ MOREIRA 11109512
LUCAS MAX CUNHA 11027812
LUCAS Z. OLIVEIRA 11092912
SARA ANDREIA DA SILVA 11055812
VINICIUS PINHEIRO 11083512
Manifesto comunista
Marx, K.;Engels, F.
Atividade apresentada à Universidade Federal do ABC como parte dos requisitos para aprovação na
Disciplina de Estrutura e Dinâmica Social
Professora: Neusa Serra
Santo André - SP
2013
Questões para Discussão
1. Como os autores justificam a seguinte afirmação: “A história de todas as sociedades tem sido a história da luta de classes”?
Os autores começam falando sobre a estrutura das sociedades antigas, como em Roma e na Idade Média, mostrando que sempre tivemos uma hierarquia e que dentro de cada classe existia também uma separação hierárquica. A sociedade burguesa moderna, segundo eles, não superou os antagonismos de classes. Na verdade colocou novas classes, novas condições de opressão e novas formas de luta.
Em síntese, os autores mostram que em todas as sociedades sempre existiu um antagonismo quanto as classes, onde algumas dominavam nas decisões da mesma e outras apenas recebiam as decisões, e que a história de luta entre estas classes representa a história da sociedade.
2.Quais as condições históricas que propiciaram a ascensão da burguesia?
As condições históricas que propiciaram a ascensão da burguesia passam pela descoberta da América, a circunavegação da África, os mercados da Índia e China, colonização da América e o comércio colonial. Os novos mercados constituídos a partir deste período não eram satisfeitos pelo modelo feudal, fez-se necessário um novo modo de organização da indústria. A partir deste contexto histórico que os burgueses se privilegiaram pela implantação da manufatura, o que conseguiria naquele período sustentar novos mercados consumidores.
3. Por que os autores atribuem um papel revolucionário à burguesia?
Esse