Questões sobre o Estudo do comportamento
1) Como Watson defendia a teoria do comportamento?
Segundo Watson, o comportamento era postulado como objeto da psicologia, dando a esta ciência a consciência que os psicólogos da época vinham buscando, assim defendia uma concepção funcionalista, isto é, “o comportamento deveria ser estudado como função de certas variáveis do meio”. Determinados estímulos fazem com que o organismo dê determinada resposta, pois os organismos ajustam-se aos ambientes através de equipamentos hereditários e através da formação dos hábitos. Watson buscou uma Psicologia sem alma, sem mente, sem traços subjetivos do pesquisador quanto à análise dos comportamentos dos sujeitos. Esse estudo teve ampla difusão nos Estados devido às suas aplicações práticas: “tornou-se importante por ter definido o fato psicológico, de modo concreto, a partir da noção de comportamento, e a perspectiva de que o objeto de estudos dessa corrente psicológica seria somente o comportamento foi sendo modificada.
2) Como podemos explicar o comportamento reflexo?
Reflexo é uma reação corporal automática à estimulação. Segundo Piéron, o reflexo corresponde a toda e qualquer atividade ou variação de atividade de um efetor (músculo, glândula, etc.) ou de um grupo de efetores que possa ser provocada de maneira regular pela estimulação natural ou experimental de um receptor ou de um grupo de receptores determinados, ou ainda, pelas fibras nervosas aferentes que lhe correspondem; sendo assim podemos dizer que comportamento reflexo é o que usualmente chamamos de “não-voluntário” e inclui as respostas que são iliciadas por estímulos antecedentes do ambiente.
3) O que é reforço?
Chamamos de reforço a toda consequência que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta. Podendo ser um reforço positivo ou negativo. O reforço positivo é todo o evento que aumenta a probabilidade de futura resposta que o produz; e o reforço negativo é todo evento que