banda_base

1446 palavras 6 páginas
1

Transmissão digital em banda base

A transmissão digital oferece algumas vantagens no que diz respeito ao tratamento do sinal, bem como oferecimento de serviços:
• Sinal pode ser verificado para avaliar a existência de erros;
• Ruídos e interferência podem ser mais facilmente filtrados;
• Uma variedade de serviços pode ser oferecida em uma linha de comunicação;
• Grande largura de banda pode ser obtida através de compressão de dados. Para a transmissão digital, uma sequência de dígitos binários é codificada por sinais digitais e transmitida em banda-base ou empregando modulação.
Banda base significa a transmissão do sinal sem portadora, isto é, sem deslocamento no espectro de frequências, em geral para transmissão a distâncias curtas. No processo de modulação emprega-se o deslocamento do sinal para uma frequência mais alta através do sinal da portadora.
Um sinal digital é representado por pulsos de tensão discretos e descontínuos, conforme exemplifica a Figura 1 e Figura 2. Cada pulso é denominado um elemento de sinal, sendo o dado binário codificado em um elemento de sinal. O sinal digital pode ser unipolar, quando todo o elemento de sinal tem o mesmo sinal algébrico e é dito bipolar quando um estado lógico representado por voltagem positiva o outro por voltagem negativa.

Figura 2: Sinal digital bipolar.

Figura 1: Sinal digital unipolar.

A codificação de dados ou codificação digital de dados são termos empregados para modulação digital em banda base. Muitas redes de computadores são para aquisição e armazenamento de dados ou são simplesmente redes locais de computadores. Para tais redes a codificação em banda base é suficiente para transmissão, não havendo necessidade de modular os dados em uma frequência mais alta.

1

2

Códigos de linha

A codificação de dados é realizada através dos códigos de linha. As características “ideais” de um código são:
• Ocupar pouca largura de banda;
• Ausência de componentes DC. Esta característica é conveniente se houver

Relacionados