Questões sobre engenharia de pesca
LUÍS EDUARDO CAVALCANTE ARAÚJO
QUESTÕES SOBRE ENGENHARIA DE PESCA - PROFESSORA MARLE
Trabalho da disciplina de Introdução à Engenharia de pesca, ministrada pela docente Ana Cristina Belarmino de Oliveira, realizado para a obtenção de pontos de participação na mesma.
MANAUS
2012
1. Qual a importância da piscicultura no contexto da produção de alimentos regional e nacional (mundial)?
R. A piscicultura proporciona um elevado nível de qualidade do peixe para consumo humano, devido aos cuidados com alimentação, controle do crescimento e das propriedades da água dos viveiros e tanques. A prática possibilita também a criação de espécies que estão ameaçadas de extinção no habitat natural, contribuindo para a preservação da diversidade da fauna. Contando também com o aumento da exigência dos consumidores em relação aos alimentos que ingerem, buscando comida de qualidade. Por isso a piscicultura pode ser considerada uma atividade tão importante atualmente. Em relação ao Amazonas, a fauna aquática amazônica abriga milhares de espécies de peixes – fonte tradicional de proteínas para as comunidades indígenas e populações ribeirinhas. A pesca sempre foi feita em regime extrativista, para consumo local. A piscicultura, porém, vem crescendo na região e, graças a técnicas modernas de cultivo em cativeiro, várias espécies do cardápio local passaram a ser introduzidas e comercializadas em outras áreas do país.
2. Qual o problema do matrinxã que dificulta o abastecimento com alevinos para os piscicultores?
R. A baixa oferta de alevinos é um fator que dificulta a expansão da atividade de criação do matrinxã. Além de a desova concentrar-se apenas nos meses de outubro a fevereiro, esse peixe tem de vencer um importante desafio logo que nasce. Nas primeiras 36 a 72 horas de vida, espécies do gênero Brycon praticam o canibalismo, cujo comportamento, se não for inibido, pode levar a uma grande redução da população dos