Questões sobre arquitetura de banco de dados
1) Quais são os níveis de arquitetura de um banco de dados? Comente sobre eles.
R: Os níveis de arquitetura de um banco de dados são:
- nível interno (ou físico): é o mais próximo do meio de armazenamento físico, ou seja, é aquele que trata como os dados são fisicamente armazenados;
- nível externo (ou lógico do usuário): é o mais próximo dos usuários, ou seja, é aquele que se ocupa do modo como os dados são vistos por usuários individuais;
- nível conceitual (ou lógico comunitário): é um nível de simulação entre os outros dois níveis.
2) O que representa a visão externa de um banco de dados?
R: A visão externa de um banco de dados representa a visão de usuários individuais.
3) Qual a diferença entre a única visão conceitual do banco de dados e uma visão externa, com relação ao conteúdo do banco de dados?
R: Uma visão externa representa partes do banco de dados de interesse de cada usuário individual, enquanto que a visão conceitual representa todo o banco de dados.
4) Por que em um banco de dados normalmente são criadas várias visões externas distintas?
R: Porque a maioria dos usuários não está interessada em todo o banco de dados, mas somente em alguma porção restrita do banco de dados, que varia de usuário para usuário, de acordo com os interesses de cada um.
5) O que é uma visão conceitual?
R: Uma visão conceitual é uma representação de todo o conteúdo de informações do banco de dados, de uma forma um tanto abstrata quando comparada com o modo como os dados são armazenados fisicamente. Uma visão conceitual também é bem diferente do modo como os dados são visualizados por qualquer usuário. A visão conceitual é a visão do conteúdo total do banco de dados.
6) O que é uma visão interna?
R: A visão interna é uma representação de baixo nível do banco de dados por inteiro. A visão interna define não só os diversos tipos de registros armazenados, mas também especifica:
– como os campos