Data Warehouse - Banco de Dados
O Data Warehouse, que em português podemos chamar de armazém de dados, possui uma coleção de dados agregada ou resumida, e tem exclusivamente o objetivo de fornecer suporte à tomada de decisão, ou seja, é direcionado para decisões gerenciais. Com o serviço oferecido pelo data warehouse, é possível analisar o passado da organização para a tomada de decisão satisfatória, e também fazer uma projeção para o futuro.
Em contraste com os bancos de dados transacionais, os data warehouses são não-voláteis. Isso significa que a informação no data warehouse não muda constantemente e pode ser considerada como não sendo de tempo real e com atualização periódica.
Se comparados aos bancos de dados tradicionais, os data warehouses têm um volume de dados bem superior, justamente por sua coleção de dados poder vir de fontes diversas, ou até mesmo de arquivos adquiridos de diversos sistemas e plataformas independentes. É possível que vários bancos de dados forneçam os dados, que serão agrupados num único local para fornecer o suporte necessário, sendo possível então, o acesso a essas informações numa interface única. Uma grande vantagem de "reunir" a informação fora de um banco de dados transacional é que ao realizar o processamento, evita-se que o mesmo seja afetado pela carga de trabalho.
Característica do Data Warehouse
Para conseguir distinguir as características desse banco em relação aos tradicionais é necessário um modelo de dados apropriado, além de entender um pouco mais sobre o OLAP.
OLAP é um conceito de interface com o usuário que proporciona a capacidade de ter ideias sobre os dados, permitindo analisá-los profundamente em diversos ângulos. As funções básicas do OLAP são:
Visualização multidimensional dos dados;
Exploração;
Rotação;
Vários modos de visualização.
O OLAP e o Data Warehouse são destinados a trabalharem juntos, enquanto o Data Warehouse armazena as informações de forma eficiente, o OLAP deve recuperá-las com a mesma