QUESTÕES PARA DISCUSSÃO - Cap. 2 – Livro: Administração – Teoria e Prática no contexto
2.
Escola Clássica – Contexto: Surgimento do Capitalismo. Primeiros estudos sistematizados acerca da administração, dando inicio a sua demarcação como uma nova disciplina. Principais autores Taylor, Fayol e Weber.
Enfoque Comportamental – Contexto: Crise do Capitalismo 1930. A importância do fator humano na administração com a incorporação das dimensões humanas no estudo da administração. Principal autor Elton Mayo.
Abordagem Quantitativa – Contexto: Segunda Guerra Mundial. Desenvolvimento da área da administração em vários sentidos, sendo a abordagem quantitativa um resultado imediato da transposição de técnicas de Pesquisa Operacional.
Teoria dos Sistemas – Contexto: Impacto da Segunda Guerra Mundial. As organizações são vistas como sistemas abertos.
Enfoque Contingencial – Contexto: Impacto da Segunda Guerra Mundial. Baseia-se na concepção da organização como um sistema aberto, em continua interação com o ambiente onde está inserida. Refuta os princípios da administração universal.
3. Primeiramente, Frederick Taylor possuiu um foco na analise dos processos operacionais de trabalho. Henry Fayol por outro lado, manteve seu foco na analise da organização como um todo. Enquanto que Max Weber possuía uma orientação do modelo teórico descritiva. Com relação a administração científica e a gestão administrativa, em ambas a principal característica é a busca continua de métodos e técnicas cientificas e racionais, de caráter universal, sendo assim o resultado imediato dessa escola seja a busca da melhor forma de organizar e administra.
4. Por conta da sua impessoalidade e da imposição de regras legais, possibilitando condições