Resenha
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO – CPGA (CURSO)
DISC.: PESQUISA AVANÇADA (DISCIPLINA)
PROF. DR. HANS MICHAEL VAN BELLEN (PROFESSOR)
22 SET. 2009 (DATA DA ENTREGA)
(ALUNO) PorJoana
(QUANDO FOR MAIS DE UMA OBRA A SER RESENHADA, CRIAR UM TÍTULO)
RESENHA: PESQUISA QUANTITATIVA
(CITAR A(S) OBRA(S) RESENHA(S)
BRYMAN, Alan. Cap. 1 – Introduction. In.: Quantity and Quality in Social Research. London, Unwin .Hyman, 1988.
BRYMAN, Alan. Cap. 2 – The nature of quantitative research. In.: Quantity and Quality in Social Research. London, Unwin .Hyman, 1988.
BRYMAN, Alan. Cap. 5 – The debate about quantitative and qualitative research. In.: Quantity and Quality in Social Research. London, Unwin .Hyman, 1988.
ALMEIDA, A. R.; BOTELHO, D. Construção de Questionários. In.: Pesquisa quantitativa em administração. Delane Botelho. Deborah M. Zouain (Org.). São Paulo: Atlas, 2006.
BALASSIANO, Moises. Estudos confirmatórios e exploratórios em administração. In.: Pesquisa quantitativa em administração. Delane Botelho. Deborah M. Zouain (Org.). São Paulo: Atlas, 2006.
INTRODUÇÃO (INICIAR COM UMA BREVE INTRODUÇÃO TRATANDO TEMA)
Ao se aprofundar no estudo das duas grandes abordagens de pesquisas, a quantitativa e a qualitativa, o que se observa é uma tendência a incertezas e controvérsias que se por um lado tendem a confundir o pesquisador iniciante, ao mais experiente, pode representar estímulos à busca de outros pontos de vista que lhe permitirão ampliar suas habilidades e competência para o planejamento e condução dos processos investigatórios. Os textos em epígrafe se voltam a munir a discussão sobre a predominância do dualismo entre os dois estilos e propor que o debate convirja para uma perspectiva menos de posicionamento em extremos e mais para a complementaridade de métodos. Isso levaria a uma diminuição do rígido entendimento de que ambas as abordagens sejam extremamente antagônicas. Ademais,