Questões OAB
02)
a) O órgão para julgamento é a Justiça Estadual. Em sua Súmula 522 do STF a competência para julgamento e a competência dos crimes que trata sobre entorpecentes é da Justiça dos Estadual, que é como está ocorrendo no caso apresentado que José comprou uma passagem, mesmo que ele chegasse a viajar não seria a Justiça Federal que julgaria e sim a Justiça Estadual, salvo quando o crime de tráfico for internacional que será Justiça Estadual.
b) Na situação de José decidisse apenas traficar em Foz de Iguaçu, o órgão competente continuaria sendo Justiça Estadual, de acordo com o artigo 71 do Código Penal por se tratar de crime permanente a competência será decida por prevenção.
03) Wilson por ser considerado o garantidor pelo o fato de ser salva vidas, por conta do artigo 13 §2º responderá por homicídio doloso consumado, ele possuía o dever de agir, mas decidiu não prestar socorro à vítima, enquanto a mesma se afogava e acabou por causar sua morte. Pelo o fato de Erika ter instigado Wilson para não prestar socorro a Ana Paula, responderá como participe no homicídio doloso consumado.
04)
a) Neste caso, o fato de Gustavo ter conversado com a sua esposa não configura crime de corrupção ativa, pois para configurar o tipo penal do art. 333 do CP necessitaria que Gustavo oferece-se ou promete-se a vantagem indevida para policial. Nesta situação Gustavo não responderá por nada.
b) Não, Gustavo não responderia por nada, quem responderia seria o policial pelo o artigo 317 do Código Penal