Projeto Solid
Trabalho sobre os princípios SOLID.
Análise e Projeto com UML 1
Classe 2014.3T Manhã, GADS.
Rio de Janeiro
Agosto/2014
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem por objetivo apresentar os princípios SOLID, descrevê-los e fazer uma conclusão sobre a importância de suas aplicações.
No início dos anos dois mil, Uncle Bob (Robert C. Martin) introduziu cinco princípios básicos de programação e Design Orientados a Objetos. Esses são chamados de SOLID, que é um acrônimo para Single Responsibility, Open-Closed, Liskov Substitution, Interface Segregation e Dependency Inversion. O desenvolvedor que consegue aplicá-los em conjunto, certamente é diferenciado, pois escreve um código extensível, coeso e de fácil manutenção.
Single Responsability Principle (Princípio da Responsabilidade Única) trata da importância de uma classe ter apenas uma responsabilidade. Ao passo que diversas responsabilidades são acrescentadas à uma única classe, quaisquer mudanças podem ocasionar problemas em outras responsabilidades. Open-Closed Principle (Aberto para expansão, fechado para modificação) tem basicamente duas definições: que podem até parecer contraditórias:
1) Classes ou entidades precisam ser flexíveis a mudanças para que não afetem muitas outras partes do sistema. Generalizando, podemos dizer que todos os sistemas sofrem mudanças ao longo de seu desenvolvimento e distribuição,
2) Se alguma funcionalidade precisar ser adicionada, é preferível que adicionar novos códigos a alterar os testados e aprovados. Manter o máximo de código existente é um objetivo deste princípio.
Na execução deste princípio totalmente contraditório, precisamos aplicar a abstração.
Liskov Substitution Principle (Princípio de Substituição de Liskov), além de ser muito ligado ao anterior, sugere que deve ser possível substituir objetos por instancias de seus subtipos.
Interface Segregation Principle (Princípio