Apostila Solid Edge
Versão 14.0
Módulo 1 - Introdução ao Solid Edge
Editores: Prof. Dr.-Ing. Klaus Schützer
Rudolf Schützer
José Cardoso
Laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura
Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo
S C P M
Universidade Metodista de Piracicaba
Lab. de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura
Prof. Dr.-Ing. K. Schützer
FEAU - UNIMEP
1
1 Introdução
1.1
Ambientes do Solid Edge
O Solid Edge possui quatro ambientes: Part, Sheet Metal, Assembly e Draft. Cada um desses ambientes cria um tipo diferente de documento do Solid Edge.
O Solid Edge Part é usado para criar modelos individuais de peças. As peças são construídas pela adição e remoção de material de uma feature básica. Os documentos do ambiente Part têm a extensão de arquivo “.PAR”.
As opções novas adicionadas ao Ambiente Part foram: Extruded Surface, Revolved
Surface, Swept Surface e Lofted Surface que permitem que você especifique se as extremidades da superfície estão tapadas ao trabalhar com um perfil fechado. Por o exemplo, as extremidades abertas e fechadas que as opções na barra de Extruded
Surface da Barra de Fita permitem que você especifique se a extremidade da superfície é (A) aberta ou fechada. Quando termina uma opção e ajusta uma face é adicionado às extremidades da característica para criar um volume fechado.
O Solid Edge Sheet Metal é usado para construir modelos individuais de peça de chapa dobrada. As peças de chapa dobrada são construídas também pela adição e remoção de material de uma feature básica. Os modelos de chapa dobrada têm a extensão de arquivo “.PSM”.
O Solid Edge Assembly é usado para criar montagens de peças e de submontagens existentes, ou ainda modelar novas peças no contexto da montagem.
Você pode usar as peças do Solid Edge Part ou do Solid Edge Sheet Metal para construir uma montagem. Você também pode usar peças que não foram modeladas no Solid