INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO PERÍODO GESTACIONAL
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL
FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS
FISIOTERAPIA
ANI HELLEN SOARES PIRES
LOHAYNE THAIS MARTINS LEITE
INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO PERÍODO GESTACIONAL
TRÊS LAGOAS
2013
FISIOTERAPIA NA GESTAÇÃO
Durante a gestação o corpo da mulher passa por uma série de modificações ao longo dos meses sendo necessária adaptação às novas condições físicas.
A Fisioterapia Obstétrica se baseia em promover uma melhor adaptação da mulher às mudanças do seu corpo no período de gestação, preparando todas as suas estruturas para o momento mais sublime da vida.
Objetivos:
- Melhorar a postura durante a gravidez e após o parto.
- Ajudar a gestante a melhorar a percepção corporal e a manter a auto-estima.
- Fortalecer o assoalho pélvico.
- Contribuir para o trabalho de parto, expulsão e atividades pós-natais - Prevenção e tratamento de incontinência urinária
- Minimizar transtornos como pernas inchadas, dores nas costas, varizes, etc.
- Fortalecer os braços para os cuidados com o bebê.
CONDUTAS FISIOTERÁPICAS Ao ser encaminhada para um acompanhamento fisioterápico pelo obstetra, a gestante deve passar por uma avaliação completa e pormenorizada, composta por uma entrevista ou anamnese e um exame físico, realizados pelo fisioterapeuta, antes do início das sessões. Na anamnese serão coletadas as informações pessoais sobre a gestante e sua família, os dados da gestação atual, sintomas relacionados à gravidez e seus ajustes além da aferição dos sinais vitais. No exame postural, o fisioterapeuta poderá observar a gestante em várias posturas, durante a realização de alguns movimentos e também ao caminhar, detectando assim as principais dificuldades da gestante para então elaborar uma conduta fisioterápica de maneira a aliviá-las (Polden & Mantle, 1997; Rocha & Souza, 1999; O’Connor & Stephenson, 2004).
TRATAMENTO