Questões livro comportamento organizacional
Quando assumiu o cargo, ela teve que enfrentar um sério problema: a rotatividade de funcionários estava fora de controle. Os funcionários de meio período se desligavam da empresa a uma taxa de 50 por cento ao ano. Reduzir essa rotatividade tornou-se sua maior prioridade.
Assim estava tendo muito gasto com as demissões e novas contratações de funcionários. Shroeger conseguiu fazer com que a taxa de rotatividade caísse de 50% para 6%.
2. Quais implicações podem ser tiradas deste caso para a motivação de funcionários de meio período?
Todo funcionário precisa de motivação para trabalhar, e foi isso que Shroeger fez.
Os funcionários receberam um bom salário, horários flexíveis, benefícios completos, mas só isso não era suficiente para mantê-los na empresa, então, Shroeger modificou o processo de triagem e contratação para selecionar pessoas que realmente quisessem trabalho de meio período. Ela adaptou o estilo de comunicação e a técnica de motivação com cada funcionário para as características do grupo. Shroeger fez várias melhorias na empresa.
3. Quais implicações podem ser tiradas deste caso para o gerenciamento de escassez de mão-de-obra no futuro?
Quando existe uma motivação para os funcionários permanecerem no cargo ou tiverem chance de alcançarem um cargo melhor, essa escassez de mão de obra no futuro não vai existir ou vai ser bem pequena. Os funcionários de uma empresa precisam de um incentivo para trabalhar e ter um bom resultado.
4. É antiético instruir supervisores a “demonstrar interesse pessoal pelos subordinados”? Justifique.
Não, eu acredito que demonstrar um interesse pelos subordinados ajuda a criar uma relação melhor entre os chefes e os funcionários. O ambiente de trabalho fica melhor e o desempenho dos funcionários também.
5. Quais os fatos deste caso que corroboram o argumento de que o estudo do comportamento organizacional