QUESTÕES ESCOLA SOVIÉTICA
1- Disserte sobre a arquitetura da União Soviética, cite seus representantes.
A história da arquitetura na União Soviética costuma, grosso modo, ser dividida em três grandes momentos:
Vanguarda: uma fase “heroica”, associada às obras arrojadas e pontuais promovidas pelos membros daquilo que ficou conhecido por vanguarda russa. De fato, porém, os grandes nomes ligados ao construtivismo — ou ao suprematismo ou ao futurismo (entre outras muitas outras correntes que normalmente se reúnem sob a salada que é a expressão “vanguarda russa”) — constituíam-se muito mais como exceção do que como regra para a produção arquitetônica do período, seja aquela mais experimental (Tátlin, Rodchenko, etc), seja aquela mais ligada a propostas concretas para a cidade socialista (como o grupo de Guinzburg). Tal fase teve breve duração (ficando a maior parte de suas realizações restrita aos anos 20) e a partir de meados dos anos 30 foi perseguida pela hegemonia stalinista.
Arquitetura stalinista: uma longa fase de promoção do que ficaria conhecido porrealismo socialista, posição hegemônica adotada pelo Partido e associada a uma arquitetura burocratizada, acadêmica, historicista e historicizante. A relação entre uma estética monumentalista, sóbria, provida de intensa ornamentação e com profundas ligações com o poder constituído é associada também à arquitetura dos demais regimes totalitários do mesmo período (como a arquitetura do nazismo). Uma seleção interessante de projetos monumentais não construídos encontra-se neste sítio.
Com a morte de Stálin em meados da década de 1950 e o surgimento de posturas ditas “revisionistas” no contexto do Partido, passa-se a combater a arquitetura de ambos os períodos. Promove-se, porém, uma estética industrial em que se valoriza o baixo custo e a pré-fabricação de grandes elementos construtivos. Talvez as cidades soviéticas tenham tido os canteiros de obras mais fordistas em todo o mundo naquele momento. Os grandes