Biografia vigotski
Sua produção escrita foi vastíssima para uma vida muito curta (morreu com 37 anos, vítima de tuberculose) e seu interesse diversificado e sua formação interdisciplinar definiu a natureza dessa produção. Escreveu aproximadamente 300 trabalhos científicos, cujos temas vão desde a neuropsicologiaaté a crítica literária, passando por deficiência física e mental, linguagem, psicologia, educação e questões teóricas e metodológicas relativas às ciências humanas.
Família e infância
Vigotski nasceu em Orcha, uma pequena cidade às margens do rio Dnieper, perto de Minsk, capital da Bielorrússia, em 17 de novembro de 1896. Em alguns textos a data de seu nascimento é outra: 5 de novembro de 1896. Essa divergência se explica pela mudança de calendário que houve na ex- União Soviética, em 1918 (pelo antigo calendário, 5 de novembro; e pelo atual, 17 de novembro). Um ano depois a família mudou-se para a cidade de Gomel, também na Bielorrússia, situada num território destinado aos judeus na Rússia czarista, onde Vigotski viveu até ingressar na universidade de Moscou, em 1913, e novamente depois de formado, em 1917. Foi, portanto, em Gomel que ele viveu os mais importantes anos iniciais de sua vida.Foi la também que ele deu inicio a sua carreira e formação profissional.
A infância e a juventude de Vigotski transcorreram no período que antecedeu a queda do Império Russo, que, dentre outros aspectos, se caracterizava pela concentração de poder nas mãos do czar, sustentado pela aristocracia agrária. Mikhail Yaroshevsky