Hiperemia
A Tecnologia da Informação – TI – proporciona as empresas maior precisão nas decisões de compras. O acompanhamento dos níveis de estoques através de sistemas informatizados é essencial, principalmente em se tratando do comércio varejista que trabalha com uma quantidade grande de itens. O controle manual é praticamente impossível de ser realizado.
É evidente que a utilização dos sistemas de informação devem ser aplicadas para atender a empresa. Portanto, segundo Cerri (2004) estes sistemas precisam estar alinhados à atividade que a empresa exerceram. A decisão sobre os melhores sistemas não é apenas os melhores que se apresentam no mercado, mas sim, os que mais de adequam a necessidade das empresas. Segundo o autor, as tecnologias são apenas uma ferramenta que devem ser utiliza para fins de melhoria no nível de planejamento e controle.
Na visão de Gapski (2003) só é possível obter eficiência no processo logístico com a manutenção das informações de custo e desempenho. Segundo Ballou (1993) esse controle informatizado, além de proporcionar maior acurácia, pode contribuir para a previsão de vendas e de sazonalidades pois gera relatórios mais eficientes do controle de vendas.
A compreensão e a previsão da demanda da empresa afeta diretamente a decisão de quantidade em relação a obtenção. A emissão de relatórios de vendas pode ajudar o comprador a realizar a previsão das vendas.
Cervi (2004) aponta que o sucesso da centralização de obtenção se torna mais eficiente quando a empresa passa a utilizar a tecnologia da informação a seu favor e desenvolve trabalhos em rede. Essas redes é que proporcionam maior agilidade no processo.
Para Wanke (2000) a TI – Tecnologia da Informação proporciona maior possibilidade de precisão de vendas e melhor acompanhamento dos níveis de estoques dando condições para que os mesmo possam ser reduzidos.
Bertaglia (2003) afirma que hoje o colaborador responsável