Questões ED
Uma maneira de se ensinar a relatar um evento privado é modelar este repertório a partir de um evento público antecedente. Por exemplo, podemos ensinar uma criança a dizer “Está doendo!” sempre que ela cortar a pele de alguma maneira. Ao ralar o joelho, a criança tem uma série de respostas privadas, dentre elas a dor. A mãe não precisa ver o filho chorar para concluir que ele se machucou, ela vê o corte e pergunta “Está doendo?”. A criança diz que sim e recebe os cuidados da mãe. Em pouco tempo, esta criança estará relacionando o machucado na pele e as sensações por ele provocadas com a resposta verbal “Está doendo!”. Assim, o corte e as sensações privadas que o acompanham passam a ser estímulos discriminativos para falar sobre a dor e receber os cuidados da mãe. A maneira como a mãe ensina a descrever sua própria dor é que determinará como ela ensinará o filho a descrever o que sente.
28) Emoções podem funcionar como Operações Estabelecedoras? Justifique a sua resposta.
Algumas emoções podem funcionar como operações estabelecedoras incondicionadas.
Skinner destaca dois pontos, emoções aumentam a probabilidade de certos comportamentos ocorrerem. A emoção aparece como uma variável (motivacional) envolvida na explicação do comportamento. Michael (2004), a motivação é sempre relativa a um comportamento aprendido.
Por exemplo, quando ficamos muito tempo sem comer, a probabilidade de emitirmos comportamento que produzem comida aumenta. No entanto, os comportamentos que produzem comida para diferentes pessoas de uma mesma cultura, variam e estão relacionados com a história de aprendizagem de cada pessoa .
Skinner (1953/2000): “Quando o homem da rua diz que alguém está com medo, ou zangado, ou amando, geralmente está falando de predisposições para agir de certas maneiras. O homem ‘zangado’ mostra uma alta probabilidade de lutar, insultar, ou de algum modo infligir danos,