Questões - Economia Brasileira
1. Fale sobre as funções que o governo pode exercer numa economia de mercado.
Em nível teórico, pode-se identificar três funções principais para o setor público: a função alocativa, a função distributiva e a função estabilizadora.
A função estabilizadora corresponde ao manejo da política econômica para tentar garantir o máximo de emprego, crescimento econômico, com estabilidade de preços.
Quanto à função alocativa, tem-se a ação do governo complementado a ação do mercado no que diz respeito à alocação de recursos na economia. São diagnosticadas algumas falhas no sistema econômico que o mercado, por si só, não consegue dar conta.
Quanto à função distributiva, corresponde à função do governo em arrecadar impostos (reduzir a renda) de determinadas classes sociais ou regiões para transferi-los a ou outras. Essa transferência pode dar-se de forma direta, como por exemplo: previdência social, pagamento de juros, a assistência; ou na forma de redirecionamento na oferta de bens públicos, ou mesmo bens privados, para determinada classe, por exemplo: saneamento de favelas, gastos educacionais e com saúde para populações de baixa renda.
2. Como Keynes via o papel do governo na economia? Cite um argumento apresentado pelos que não concordam com a intervenção governamental na economia.
Keynes foi um dos principais defensores da intervenção pública para evitar as flutuações econômicas no capitalismo.
Segundo Keynes, para eliminar o desemprego e estimular o crescimento da renda, o governo deveria incidir em déficits públicos, aumentando gastos ou diminuindo impostos, como formas de aumentar a demanda agregada que, para ele, era o determinante do produto, assim, vários autores vêem a política econômica expansionista americana do pós-guerra como de inspiração Keynesiana. O auge dessa política deu-se após o governo Kennedy, levando a profundos déficits públicos ao longo da década de 60.
Contudo, existe uma serie de criticas contra a intervenção