Questões do livro A construção do eu na modernidade
Capitulo 2 – A Passagem da Idade Media ao Renascimento
01) Qual é a diferença entre a meditação solitária de um monge medieval e a experiência de solidão de um homem do séc. XX?
O monge medieval em sua época ainda não tinha entendimento de uma interioridade, portanto não havia uma convicção interior suas experiências com a discordância eram evidentes enquanto que o homem do séc. XX sente-se muitas vezes sozinho em seus pensamentos e experiências pois acredita que ninguem passa pelas mesma coisas e não teriam capacidade de lhe entender.
02) Procure identificar uma forma de entender o mundo que seria impensável na idade média.
A maneira de compreensão tida no nosso mundo de hoje é uma pessoa pode fazer algo que não seja considerado certo por conta de sua individualidade e não por possessão, a crença em Deus e também discordar de certas coisas mas não por ser rebelde mas sim pela questão de defesa do seu ponto de vista (retórica).
03) Hoje ainda existe a idéia de corpo social?
Sim, participando e estando ligados por uma mesma cultura, ideais, religião. Mesmo partilhando de uma mesma idéia/convicção seguindo ou não ao que somos submetidos temos ainda a oportunidade de pensar diferente tendo assim a liberdade de nos separarmos desse corpo social e em alguns casos fazer alguns pensarem como nós. Claro que hoje podemos nos expressar mais livremente sem ter uma catástrofe acontecendo somente porque alguem teve uma idéia divergente do que nos é passado.
Capitulo 3 – O Humanismo No Renascimento
04) Como foi possível conciliar a crença em um Deus onipotente e a crença na liberdade do homem?
A partir do livre arbítrio, quando o homem teve acesso as sagradas escrituras descobriu que Deus lhe deixou uma regra a qual o homem deveria seguir para viver e com elas viria a escolha de segui-las ou não.
05) Como a valorização do homem contribuiu para o aumento do conhecimento sobre a natureza?
A partir do momento em que o homem descobriu que Deus havia