questões do filme de Luiz gonzaga.
Psicologia
Jaquelini de Souza
Aryele Lima
Icó
2013
1° Faça uma breve sinopse do filme com olhar antropológico. R- Gonzaga o rei que emocionou o Brasil, e que levou uma vida inteira para conquistar o amor de seu filho, que desde novo lutou contra o preconceito por ser pobre. Durante todo o filme é muito claro ver que é bastante discutido a questão da identidade de seu filho chamado popularmente de Gonzaguinha por não saber nada sobre o passado de seu pai e que por conta das dificuldades tiveram as vidas separadas, Gonzaguinha foi uma criança que sofreu muito, passou por muitas dificuldades logo que perdeu sua mãe muito novo e então vindo a morar um certo tempo com a madrasta até ser internado em um colégio. A relação pai e filho que é ressaltada no filme é bem típica nas famílias brasileiras dos pais que acham que dinheiro compra tudo, e que não deixar faltar nada (financeiramente) deixando de satisfazer a falta de carinho e de amor. Eles tiveram uma relação bem sofrida cheio de discórdia mas que no final é vencida pelo amor e que no caso deles, unidos pela musica.
2° Quais os problemas antropológicos que estão sendo abordados no filme? R- Cultural, emocional, da saúde, da musica, educacional e econômico.
3° Quais contribuições do filme para o entendimento da cultura nordestina? R- A contribuição que tirei para o entendimento de nossa cultura é que os nordestinos apesar de serem como até diz no filme de "um lugar esquecido pelo mundo", eles são pessoas que possuem muita força de vontade, humildade, trabalhadores, enfrentam muitas dificuldades, sofrem preconceito principalmente as famílias carentes, mas que com coragem e atitude supera todos os obstáculos. Mulheres nordestinas são fortes que mais parecia o homem da casa são realmente como diz a letra da musica de Luiz Gonzaga " Paraíba masculina mulher macho sim senhor".
4° Para você como e quais as possibilidades deste filme ser