Filmes
Sinopse: Cinebiografia com uma uma versão irreverente da vida de Joaquim José da Silva Xavier (1756-1792), o Tiradentes. A trajetória do líder da Inconfidência Mineira, vivido por Humberto Martins, é temperada com suas peripécias amorosas e aventureiras.
Vemos vários fidalgos reunidos em torno de uma mesa comendo e conversando sobre os problemas da colônia (Brasil). De repente passam vários bandidos à galope perse-guidos por alguns oficiais. Dentre eles destaca-se Tiradentes que captura o famoso bandido Montanha, o terror da Mantiqueira. Tiradentes comemora alegremente com seus amigos bebendo em uma taberna, entre prostitutas, quando descobre ali, semi es-condida, sua ex-mulher Antônia. Ela argumenta que ele a expulsou de casa com sua filha, acusando-a de adultério e, portanto, não lhe deve mais satisfações.
Tiradentes está, agora, na casa de Macedo, o Don Corleone de Vila Rica. É na casa do magnata que a elite se encontra para curtir a happy hour entre bebidas, comidas e mu-lheres bonitas, ouvindo os últimos poemas satíricos clandestinos de Tomás Gonzaga, Alvarenga Peixoto e Cláudio Manoel da Costa, (as famosas "Cartas Chilenas") ridicu-larizando os abusos do Governador.
Entre eles, nesta tarde, está o poeta Alvarenga jogando gamão e comprando um magní-fico e caríssimo colar para a sua jovem esposa Bárbara Eliodora, naturalmente, pago por Macedo, a quem Alvarenga deve alguns milhões. O alegre entrevero é interrompido pelo alvoroço da rua e, quando chegam à sacada, percebem que se trata do novo governador, o Visconde de Barbacena, chegando e sendo aclamado pelo populacho. Alguns manifestam a esperança de melhores dias e o Tiradentes se exalta, dizendo que "quanto pior melhor", quanto mais opressão mais estarão perto de se rebelarem contra os portugueses.
O exaltado Alferes é interrompido pelos frenéticos acenos de várias prostitutas do outro lado da rua e, como ninguem é de ferro, o nosso herói vai se encontrar com ela. Lá chegando, suas aflitas