Questões de leitura sobre noam chomsky e emile benveniste:
1) Por favor, explique o que o autor quer dizer com: “O conhecimento, em grande parte além do consciente imediato, é rico em estrutura, envolve universais, e é altamente organizado” (Chomsky, página 29, 1973)
Além dos princípios inatos que organizam o conhecimento, é rico em estrutura e organizado, pois a língua possui um sistema de regras que determina inter-relações, arranjos e organização, vendo-a como uma estrutura de formas e conceito; possui uma ordem sintática. E envolve universais, porque toda língua possui uma gramática, e esta possui elementos que são universais, ou seja “ todas as línguas mostrarão ser muito semelhantes nas suas formas gramaticais, semelhantes não na superfície mas nas suas estruturas internas mais profundas.
2) Você poderia explicar, a partir da leitura do texto A linguagem e a mente de Chomsky, o que você entende por estímulo e percepção?
O estimulo seria uma sentença, no modelo de percepção de Chomsky, seria a entrada que resultaria na percepção, que é construída a partir do estimulo. A percepção é as conclusões que se obtém sobre o estimulo. No ensino de língua estrangeira, através do som (estimulo) o sujeito percebe as mudanças (percepção). Uma criança de três anos que ouve “a bola está murcha” (estimulo), e que tem o conhecimento dos verbos “desligada, apagada, fechada”, fará conclusões próprias e a partir da percepção reproduzirá: “a bola está murchada”.
3) Para Chomsky como se processa a aquisição da linguagem?
Chomsky tem uma posição racionalista, ou seja, para ele é importante as estruturas intrínsecas nas operações mentais, os processos centrais, os princípios de organização na percepção e principalmente as idéias e princípios inatos na aprendizagem. Para ele a mente possui um sistema de noções comuns que permite a interpretação de dados espalhados e incoerentes. O conhecimento adquirido além de ser um consciente imediato, também envolve a