Questões de importação
1 – Qual é o objetivo de entender a abertura comercial brasileira
R: É importante entender a abertura comercial de 1990, para conhecermos as formas radicais de alteração da economia de um país, e seus respectivos efeitos.
2 – Qual é a importância do comércio internacional, entendida pelos economistas no final do século XVIII, bem como seus benefícios
R: Segundo eles, naquela época a riqueza de uma nação era dada pela quantidade de ouro e prata que ela possuía. E as nações que não tinham acesso as minas, poderiam obter ouro e prata através do comercio internacional, mas apenas se vendessem bens para o exterior e restringissem a importação de outros produtos.
3 – Fale sobre o modelo de substituição de importações
R: Basicamente é quando um país começa a produzir internamente aquilo que era importado ou que seria importado. Também é utilizado para o controle de impostos e taxas de cambio.
4 – Cite os aspectos positivos e negativos com a abertura da economia brasileira
R: A abertura trouxe benefícios as consumidores pela maior disponibilidade de bens e serviços, com melhores preços e tecnologia. Entretanto, teve impactos negativos sobre o nível de emprego. A abertura também provocou um desafio exemplar para os produtores locais, tendo se dado sem que os fatores de competitividade sistêmica fossem adaptados. Estes, ao contrário dos concorrentes internacionais, foram prejudicados com tributação e juros elevados, carência de infra-estrutura e excessiva burocracia.
5 – O que é câmbio?
R: Cambio é a operação de troca de moeda nacional por moeda estrangeira ou vice-versa.
6 – Explique como funciona o mercado de câmbio no Brasil e qual é o papel do Banco Central Brasileiro.
R: No Brasil, o mercado de câmbio é o ambiente onde se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central e entre estes e seus clientes, diretamente ou por meio de seus correspondentes. O mercado de câmbio é regulamentado e