Republica de platão
INTRODUÇÃO 4
CONTEÚDO DO LIVRO: a REPÚBLICA . PLATÃO 5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
INTRODUÇÃO
Aristócles, que ficou conhecido no mundo inteiro como Platão, nasceu em Atenas, por volta de 427 a.C. Filho de pais aristocráticos, nasceu em uma família rica, envolvida com políticos.
Platão se interessou pela filosofia e pela política, logo cedo aos 18 anos se tornou discípulo de Sócrates e o acompanhou durante cerca de 10 anos, até que seu amigo e professor foi condenado a morte.
Platão acompanhou o processo de julgamento de seu mestre, acusado de corromper a juventude e de não acreditar nos deuses. Sócrates foi obrigado a beber veneno, em 399 a.C.
Decepcionado com a democracia ateniense e também correndo risco de ser perseguido, por ter sido discípulo de Sócrates, Platão passou a viajar por diversos lugares, em busca de novos aprendizados.
Retornou para Atenas em meados de 387 a.C. e foi nessa época que fundou sua Academia, que tinha como objetivo o a educação de jovens que poderiam assumir cargos no governo e precisavam da experiência e conselhos de Platão, para desempenharem um bom trabalho.
Platão valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. A educação deveria se dedicar seus esforços para desenvolver o lado intelectual e físico de seus alunos com aulas de astronomia, retórica, geometria e astronomia para os alunos de classe menos favorecida. Platão também dizia que os jovens a partir de 13 anos deveriam buscar trabalho e qua as mulheres deveriam receber educação igual a dos homens
A presente obra é a exposição das idéias platônicas sobre a política, filosofia, estética, e jurídica como uma forma de criar uma