Questões de História
Entre 1824 e 1831, o Brasil registrou um clima de crise politica quase permanente. Essa situação provocou o progressivo desgaste da imagem de D. Pedro I e do Partido Português, culminando finalmente com a abdicação do imperador em abril de 1831.
Quais os fatores que contribuíram para o declínio da popularidade do imperador?
A violenta repressão à Confederação do Equador, uma revolta que ocorreu em Pernambuco, o envolvimento de D. Pedro I na sucessão do trono português, devido à morte de D. João VI e a Guerra Cisplatina, entre Brasil e Argentina, que teve como resultado a Independência do Uruguai.
Aula 44
Durante o primeiro período da Regência, três partidos disputavam o poder político: o Exaltado, o Moderado e o Restaurador. Explique cada um deles e cite os fatores que levou ao desaparecimento dos três partidos existentes.
O Partido Exaltado pretendia a liberalização máxima do sistema político, com a instauração da República, do federalismo e da democratização do sistema eleitoral. O Partido Moderado defendia os interesses dos grandes fazendeiros, por meio da consolidação da Independência com o mínimo possível de alterações socioeconômicas. Seu objetivo era manter a “lei e ordem”, usando métodos parecidos com os de policiais. O Partido Restaurador desejava restaurar D. Pedro I no trono brasileiro.
Alguns fatores que levou ao desaparecimento dos três partidos foram que o Partido Restaurador desapareceu devido à morte de D. Pedro I. Portanto, não havia mais o que restaurar. Os Moderados não tinham mais condições de permanecer unidos, por causa do rompimento entre os vários grupos em que se dividia. O Partido Exaltado encontrava-se muito enfraquecido, já que seus membros verdadeiramente liberais estavam presos, mortos, ou não exerciam mais suas funções politicamente.
Aula 45
O que foi a Cabanagem?
Foi uma revolta que ocorreu na província do Grão-Pará. Intitulada assim, por grande parte dos revoltosos chamados de Cabanos,