Questões de Historia
QUESTÕES:
3-Interprete: “1789 não abrem precisamente uma etapa estável e sim um movimento cuja logica era a de sua própria superação”.
4- comente a seguinte afirmação do autor: “a revolução francesa não foi um fenômeno homogêneo”
7- Interprete : “ a revolução burguesa é um monstro metafisico que lança sucessivos tentáculos com os quais estrangula a realidade histórica, para transforma-la em uma ficção e anunciação.
RESPOSTA:
3- O trecho representa a visão de alguns historiadores marxistas de que a
Revolução Francesa seria a prévia do socialismo e que esta seria uma etapa histórica da organização social, a qual deveria ser superada alcançando a emancipação humana. Tal superação se daria quando os valores de 1789 fossem cumpridos e houvesse, assim, uma nova revolução socialista com novos valores a serem obtidos. Desse modo, a Revolução
Francesa é vista como o berço da Revolução de 1917. Porém, Furet critica essa visão reducionista, pois este evento deixa de ser um campo aberto de possibilidades para se tornar a etapa inicial do movimento revolucionário socialista.
4- A Revolução Francesa , segundo Furet, não é um bloco homogêneo, pois há contradições e rupturas, além de apresentar as seguintes variantes: ter começado antes de seu próprio início, da ordem cronológica ditada pelos historiadores; por suas ideias começarem antes de existir uma revolução em si, sendo juntadas, mais as descrições e pensamentos, após seu suposto término; e de ter acontecido com diversos grupos (1º, 2º e 3º estado: clero, nobreza e o resto da sociedade respectivamente); além de que distintos grupos da mesma revolução tinham interesses contrários como por exemplo a burguesia e os camponeses.
7 – Para Furet ao conceber a revolução burguesa como um monstro metafísico, denota que a visão histórica pode estar distorcida, ter perdido sua realidade histórica, em função de um novo olhar para a Revolução