Barão de Mauá
Ano de lançamento 1999.
Gênero: Drama Histórico – Cinema Nacional
Direção: Sergio Resende
Filme: Joaquim Vaz de Carvalho
Música: Cristovão Bastos
Principais Atores: Paulo Betti Malu Mader Antonio Pitanga Claudio Correia e Castro
INTRODUÇÃO:
O filme trata o crescimento e a decadência dos maiores empreendedores que existiu mais conhecido como Barão de Mauá – Irineu Evangelista de Sousa.
Um grande empresário brasileiro, pois iniciou modernizações para economia nacional e lutou pela industrialização do Brasil.
Tendo sido alvo das intrigas dos Conservadores, que teve seus projetos sabotados criminalmente, seus negócios foram sacudidos pela legislação que diminuiu as taxas de importação quando importava as máquinas, ferramentas e ferragens do estaleiro.
Com a quebra de seu banco, foi obrigado a adiar o vencimento de suas dividas suspendendo os pagamentos e ações da justiça que vendeu grande parte de bens para os sócios que forneciam capital de suas empresas e seus bens pessoais para ajustar suas dividas.
DESCRIÇÃO:
Rio Grande do Sul, 1819, aos 08 anos de idade perde seu pai que foi morto pelos ladrões de gado, sua mãe se casa novamente com João Jesus, onde Irineu teve que vir morar no Rio de Janeiro com seu tio Batista.
Na Cidade do Rio de Janeiro se iniciou o começo do caminho onde escolheu sempre vencer.
Irineu começou a trabalhar em um estabelecimento comercial, ocupando o cargo de caixeiro do armazém, morando e se alimentando no local de trabalho,após dois anos trocou de emprego indo para o Comércio do Sr. Pereira um português , que vendo que Irineu um rapaz de confiança o promoveu a guarda-livros( responsável pelos registros de contabilidade, encarregado pela escrituração dos livros).
Quando ocorreu a crise no Primeiro Reinado, o comerciante veio á falência, vendendo suas ações do Banco do Brasil por