Questões de Economia - 1° Semestre Ciências Contábeis
Professor: Marcelo Prudêncio
1 – No cotidiano, seja na televisão, jornais e radio, deparamos com inúmeras questões econômicas, cite três e explique os possíveis problemas?
R: No nosso dia-a-dia nos enfrentamos uma série de problemas econômicos. Três deles são a educação, que mesmo com os avanços tecnológicos e fácil acessibilidade atualmente, o desprezo do governo brasileiro para com o ensino público é enorme , e com isso nossa educação está e um dos pontos indispensável é que no Brasil o ensino Básico infelizmente não chega á todos , há muitas comunidades carentes que não tem o privilégio de desfrutar desse direito que todos deveriam ter. Existe também a questão da saúde pública que atualmente está em caos, devido a priorização que o governo da a coisas irrelevantes, moramos em um país onde os doentes de câncer tem que brigar na justiça para adquirir remédios de 15 mil reais, enquanto a presidenta gasta 20 mil reais de diária na Europa inaugurando obras em cuba com o dinheiro do Brasil, com isso tem o problema do acesso ao atendimento em hospitais públicos que é um procedimento complexo e desgastante, devido ao numero de pacientes e a falta de profissionais qualificados, acaba que nossa saúde só vem se degradando. E por fim o impacto da corrupção sobre o crescimento econômico, que ao longo dos anos tem se destacado, e o Brasil tem perdido inúmeras oportunidades de se enriquecer na educação , saúde, na geração de mais empregos, aumento salarial e etc. Tudo isso por conta das atividades corruptas em nosso meio , por isso vivemos em desigualdade social fora de equilíbrio.
2 – O que se entende sobre escassez e pobreza significa a mesma coisa?
R: Não. Escassez é a natureza limitada dos recursos da sociedade, enquanto pobreza é a consequência da distribuição desigual, desses recursos pela falta de disponibilidade de adquirí-los. Bem na verdade pobreza significa ter poucos bens. Enquanto a escassez significa mais desejos do que bens para