Economia Industrial - Política Ambiental
ECONÔMICAS DE APUCARANA
Edimilson de Araújo Pazel
Gustavo José Veronez
João Lázaro Pires das Neves
Jorge Antônio de Carvalho Martinez
Juliana Del Conte
Economia Industrial
Edimilson de Araújo Pazel
Gustavo José Veronez
João Lázaro Pires das Neves
Jorge Antônio de Carvalho Martinez
Juliana Del Conte
Economia Industrial
Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial na disciplina de Economia Industrial, do terceiro ano do curso de Ciências Econômicas, da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana, ministrado pela Docente Daiane.
Apucarana
2013
INTRODUÇÃO
A politica ambiental é o conjunto de metas e instrumentos que visam reduzir os impactos negativos da ação antrópica do homem sobre o meio ambiente. Como toda política, possui justificativa para sua existência, fundamentação teórica, metas, instrumentos e prevê penalidades para aqueles que não cumprem as normas estabelecidas.
Esse trabalho visa explicar o significado de política ambiental mostrando aspectos e exemplos de varias empresas e determinando as principais razões para a adoção de uma política ambiental, discutindo as possíveis soluções econômicas para os problemas ambientais e também apresentar os principais instrumentos de politica ambiental no mundo e como ela é desenvolvida e sua trajetória no Brasil.
RAZÕES PARA ADOÇÃO DA POLÍTICA AMBIENTAL
A política ambiental é necessária para induzir ou forçar os agentes econômicos a adotarem posturas e procedimento menos agressivos ao meio ambiente, ou seja, reduzir a quantidade de poluentes lançados no ambiente e minimizar a depleção dos recursos naturais.
No caso das indústrias, os recursos naturais são transformados em matérias-primas e energia, gerando impactos ambientais iniciais (desmatamento, emissões de gases poluentes, erosão do solo, dentre outros). As matérias-primas