economia
INTRODUÇÃO
Há vários anos, um jornal japonês de grande tiragem, o Mainichi, efetuou um levantamento de opinião entre quatro mil pessoas, perguntando qual a principal idéia que lhes vinha à mente ao ouvirem a palavra takai (alto). Doze em cem responderam “Monte Fuji”. A maioria esmagadora – 88% - disse “preços”. No Brasil, uma pesquisa de opinião pública feita pela Folha de São Paulo entre seus eleitores, revelou maior preocupação com a inflação do que com questões políticas e sociais.
Embora esta pesquisa se refira apenas às opiniões de uma pequena parcela da população, é inegável que a inflação afeta a vida de todos nós. E, com exceção daqueles poucos que herdam grandes riquezas, muito de nosso tempo é necessariamente despendido na luta para ganhar a vida.
Ao final do semestre você terá condições de conceituar:
Economia;
Mercado;
Produção;
Demanda;
Oferta;
Custo;
Receita;
Lucro
Consumo;
Poupança;
Crédito;
Emprego;
Bens;
Reconhecer características dos principais fatores e da função de produção;
Reconhecer características dos diversos tipos de mercado;
Identificar os agentes econômicos;
Refletir sobre a responsabilidade econômica do profissional da área.
1
ECONOMIA
Ciências Contábeis – 1º / 2° Semestre
Professora Nádia Wagih El Kadri
CAPITULO I – CONCEITOS
Para
entendermos
melhor
o
ambiente
econômico,
é
necessário,
primeiramente, tomarmos nota de alguns conceitos.
1.1 - O PROBLEMA DA ESCASSEZ
A escassez é o problema econômico central de qualquer sociedade. Não houvesse escassez não haveria necessidade de estudar Economia.
Mas por que existe a escassez?
A escassez existe porque as necessidades humanas a serem satisfeitas através do consumo dos mais diversos tipos de vens (alimentos, roupas, casas, etc.) e serviços (transporte, assistência medica, etc.) são