Questões de Arte
1) Que acontecimentos marcaram o início do interesse do artista pré-histórico em retratar a figura humana?
No período Paleolítico, temos homens pré-históricos com perfil de caçadores. Portanto, a representação de animais (estilo “zoomórfico”) em pinturas e incisões era a característica mais marcante da arte desses povos. Em poucos casos, até encontravam-se figuras humanas, mas não eram retratadas com tanta naturalidade, detalhadamente como os animais. O interesse humano era voltado ao mundo animal, não havia um senso de superioridade. Isso só foi ocorrer com o desenvolvimento agrícola e pecuário, ocorrido no Neolítico. Nesse ponto da História, o ser humano se via como um dominador das espécies, portanto, superior e digno de ser melhor retratado nas pinturas e incisões rupestres.
2) Que característica da cultura egípcia foi decisiva para a grandiosidade de sua arquitetura? Cite exemplos de obras.
Na época do Egito Antigo, diferentemente dos homens primitivos, o homem já se considerava superior às outras espécies. Mais do que isso: começou a haver um senso de superioridade de homem para homem. As tribos passaram a ser lideradas por chefes e estes chefes impunham respeito. As origens do povo egípcio vêm dessas tribos. O chefe das tribos passaria a ser chamado de faraó. Este, além de ser um líder respeitado por todos, era também autodenominado o representante da divindade na Terra (nessa época, a religião dos povos já havia se desenvolvido bastante). Em junção com a cultura e o desenvolvimento avançado do Egito, essa adoração do faraó contribuiu para que fossem construídos monumentos como as Pirâmides de Gizé e a Esfinge.
3) Qual era a importância da múmia e da vida após a morte para os egípcios?
Os egípcios acreditavam que após a morte o ka – o espírito – poderia voltar ao corpo, desde que estivesse bem conservado. Por isso, haviam os embalsamadores que empregavam técnicas de mumificação,