Peças do Computador
Gabinete: é uma caixa de metal onde estão todos os componente internos do micro estão alojados. Existem dois tipos de gabinetes: Torre e Desktop.
Torre: existem três tipos de gabinetes-torre: mini, média e full. Este gabinete é o mais comum e melhor, pois possui espaço suficiente para futuros up-grades.
Desktop: já o desktop é modelo horizontal. Ele é pouco usado pois seu espaço é muito pequeno o que dificulta tanto em futuros up-grades.
Fontes e seus Tipos:
A fonte é a responsável pela alimentação dos componentes internos do computador.
Existem dois tipos de fontes: A fonte AT e a fonte ATX.
Fonte AT:. Essa fonte é mais fácil de ser encontrada em computadores antigos como o K6 - II 500Mhz, Pentium 233 MMX, AMD K6 - 233, etc. Hoje ela já não é mais utilizada. Os PCs já dispõem de uma melhor tecnologia, estas são as fontes ATX. Esta fonte possui dois conectores, são eles: P8 e P9. Tome bastante cuidado antes de ligá-los, pois se colocá-los na posição errada a placa mãe será queima. Esses conectores devem ser ligados com os fios pretos juntos, um ao lado do outro.
Fonte ATX: Essa é a fonte padrão para os PCs mais atuais. A diferença entre a fonte AT e a fonte ATX é que a fonte ATX possui apenas um conector que é ligado apenas de uma forma não correndo o risco de queimar a placa mãe.
Curiosidades
A diferença é que a fonte AT é mais antiga e é "burra", ou seja, ela não faz nada além de
ligar
e
desligar
o
micro.
Já a fonte ATX é mais moderna e é utilizada hoje. Ela é controlada pela placamãe, e nos softwares modernos é possível configurar quando você quer desligar o micro; por exemplo, em um download de madrugada, você vai dormir e programa para desligar o micro quando acabar. Quando você desliga o micro
não é preciso pressionar o botão liga-desliga, porque na fonte ATX quem desliga é a placa-mãe.
Ligando as Fontes:
AT: A ligação desta