Questão social
Disciplina: Questão Social
Profª: Jaqueline Quadrado
Acadêmica: Marcilene De Sousa Macedo
Curso: Serviço Social, 3º período noturno
Análise Fílmica : Preciosa Uma história de Esperança
O Filme retrata o drama social da jovem Claireece Precious Jones, negra, obesa, analfabeta e pobre, mora no harlem nos EUA , aos 16 anos é expulsa da escola no início de sua segunda gestação, o primeiro filho teve aos 12 anos, violentada pelo próprio pai. Precious é possuidora de uma imaginação muito frutífera, ela sonha por exemplo , que seu professor é apaixonado por ela e que irão morar juntos. Tal imaginação mostrar-se como um dos mecanismos de defesa e grande parte da fonte de sua forte resistência para a difícil estrutura familiar na qual encontra se inserida.
No ambiente doméstico Precious vive com a mãe que se mostra extremamente desequilibrada psicologicamente e portadora de características que poderiam ser atribuídas a uma estrutura diferente de personalidade. No filme aos poucos vai evidenciando que o filho que está esperando é resultado de uma relação incestuosa com o pai, das relações de violência sexual ás quais é submetida desde o três anos de idade, que originou motivações de negligência por parte da mãe a qual nutre um ódio doentio contra a filha , pois acredita que a adolescente desde de criança seria concorrente nas relações sexuais com o pai.
Ao ser excluída de sua escola Precious é matriculada em uma escola alternativa para garotas com problemas sociais. Lembrando que a adolescente, além de estar grávida pela segunda vez , era praticamente uma analfabeta funcional.
A de mãe Precious é uma pessoa que se mantém de forma parasitária dos benefícios do Estado que são garantidos a adolescente e sua primeira filha, uma menina com sídrome de DOWN, apelidada de mongo.
Ainda , no contexto familiar de Precious encontramos , mesmo que de forma bem rápida, a figura de sua avó materna, uma pessoa que se mostra como sendo a