Trabalho conclusão de curso
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CURSO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
HIDRÁULICA - RELATÓRIO 5
Barreiras - BA
Junho/2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CURSO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
ACADÊMICO:
RODRIGO EMANUEL R. DA SILVA.
Medição de vazão – método do vertedor
Trabalho apresentado à Universidade Federal da Bahia para avaliação parcial da disciplina de Hidráulica, do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental.
Orientador: Profº. Flávio Gonçalves
Barreiras - BA
Junho/2011
INTRODUÇÃO
O vertedor é um dispositivo utilizado para medir e/ou controlar a vazão em escoamento por um canal. Trata-se basicamente de um orifício de grandes dimensões no qual foi suprimida a aresta do topo, portanto a parte superior da veia liquida, na passagem pela estrutura, se faz em contato com a pressão atmosférica. A presença do vertedor, que é essencialmente uma parede com abertura de determinada forma geométrica, colocada na maioria dos casos perpendicular à corrente, eleva o nível d’água a sua montante até que este nível atinja uma cota suficiente para produzir uma lâmina sobre o obstáculo, compatível com a vazão descarregada. Eles podem ser instalados em canais naturais ou artificiais.
Os vertedores retangulares sem contrações laterais são os mais utilizados para fins de medição de vazões em canais, sendo empregados em pequenos canais (com vazão Q entre 10 e 300 L/s).
Figura 01 – vertedor retangular.
Na figura acima temos um vertedor retangular com duas contrações, lembrando que se L=b (onde b é a largura do canal de chegada) então o vertedor é sem contrações laterais.
Quanta à natureza da parede, o vertedor pode ser de parede delgada, se a espessura da sua parede for inferior a dois terços da carga (e < 2/3H) e de parede espessa caso contrário.
Para um vertedor retangular, pode-se deduzir a equação