questão social
Gestão social é um tema cada vez mais presente no cotidiano dos gestores e agentes públicos, e da sociedade civil, ainda que o entendimento do termo não seja o mesmo, para os diferentes segmentos ou práticas sociais da sociedade. Esse termo passou a ser discutido no Brasil a partir de 1990 e de lá para cá muitos autores e pesquisadores realizaram estudos e publicações sobre gestão social. O entendimento conceitual do termo gestão social, na perspectiva de sua utilização como prática de gestão no processo de execução das políticas sociais. Neste sentido, conclui-se com a aproximação conceitual da gestão social com cidadania deliberativa, uma gestão voltada a atender as necessidades do social, com a finalidade primordial dessa forma de gestão que é promover o desenvolvimento territorial através de políticas públicas democráticas que beneficiem a todos de igual maneira, mas de forma a não prejudicar o meio ambiente.
A expressão gestão social tem sido usada de modo corrente nos últimos anos servindo para identificar as mais variadas práticas sociais de diferentes atores não apenas governamentais, mas, sobretudo de organizações não-governamentais, associações, fundações, assim como, mais recentemente, algumas iniciativas partindo mesmo do setor privado e que se exprimem nas noções de cidadania corporativa ou de responsabilidade social da empresa.
Esse é um tema ainda pouco conhecido pela população em geral, somente estudiosos e pessoas inseridas no ambiente político têm conhecimento sobre os conceitos de gestão social.
Apesar de ser um tema pouco debatido pela população em geral, muitos vem a fazer uma leitura de sua significação como sendo uma gestão voltada para o social.
Na perspectiva da prática da gestão social na alocação de recursos públicos em políticas sociais de base e de desenvolvimento territorial, como é o caso do programa federal. Territórios da Cidadania, conclui-se com a aproximação conceitual da gestão