questão social
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS 11 IAMAMOTO, Marilda e CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil. Esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 8 ª ed. São Paulo, 2006. 11
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo analisar as mudanças que vem afetando o modo de produção, a esfera do Estado e das políticas públicas e analisar como elas vem estabelecendo novas mediações nas expressões da questão social.
A partir do capitalismo, surge a política social, construída por meio das mobilizações das classes operárias proveniente das revoluções industriais. A política social foi, então, entendida como estratégia de intervenção do governo nas relações sociais, como estratégia estatal entre interesses conflitivos.
A Política Social é produto da relação dialética entre a estrutura e a histórica (PEREIRA, 2008). Por essa perspectiva teórica, entende-se essa política como um conceito amplo e complexo, que tem na relação entre o Estado e a Sociedade, elementos para a sua explicação e contraposição teórica. Para tanto, é preciso pensar as dimensões da relação entre a economia e política, como unidades de contrários, que não são excludentes entre si e sim interligados por laços de antagonismo e reciprocidades (PEREIRA, 1996).
As políticas públicas passam a serem discutidas em espaços transnacionais, cujos acordos são impostos e aceitos a ponto de modificarem e influírem na execução e definição das políticas nacionais. Compreender as políticas sociais é de fundamental importância para os assistentes sociais. Como se trata de algo que permeia seu cotidiano é relevante conhecer a origem, o contexto histórico e as mudanças que as perpassam a política social.
Diante dos desafios apontados, é necessário o serviço social desenvolver ações relativas ao