Questão sobre o livro Perspectivas Sociologicas - BERGER
INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA – QUESTÕES DIRIGIDAS
Ana Clara Sapienci de Souza – Turma B – RA: 588954
1) O texto "A perspectiva sociológica - o homem na sociedade" (o 4o capítulo de seu livro Perspectivas Sociológicas) está preocupado, sobretudo, em indicar os modos através dos quais as estruturas sociais são mantidas e alguns elementos de sua morfologia. Retome os principais elementos explicativos elencados pelo autor.
Segundo o autor, Peter Berger, o homem esta localizado na sociedade em um mapa social que o caracteriza como indivíduo inserido em uma determinada organização social e como mapa que é, apresenta em que lugar a pessoa esta inserida, o que culmina em estar no ponto de cruzamento de forças sociais específicas e assim determina amplos aspectos de sua vivência como ser social. Para essa coerção há dois aspectos fundamentais: o controle social e a estratificação social, ambos contribuem para a organização ordenada e coesa da sociedade.
O controle social existe como forma adequar os indivíduos ao que é estabelecido pela sociedade e é indispensável para a organização da mesma, sendo variáveis de acordo com a necessidade e os envolvidos no contexto. Dessa forma, o autor relaciona os tipos existentes; o primeiro e o mais fundamental meio é a violência física, sendo elemento inevitável para a construção de um Estado, mesmo se usada como último recurso, ainda sim existe como forma mais forte de coerção, funcionando como base fundamental, mas na maioria das sociedades, apenas a ameaça do possível uso da violência basta para o controle social. Logo após os meios políticos e legais, seja utilizado o fator econômico que, em geral, é extremamente eficiente, tanto para os indivíduos como para as instituições. Há também outros meios, como persuasão, ridículo, difamação e a infâmia (opróbio).
É possível citar a moralidade como uma forma de controle exercida sob o indivíduo que é coagido a evitar se desvirtuar das normas e