Questão pratos teoricos
1- Quais os fatores que influem na eficiência de uma coluna de fracionamento?
Resposta:
Sendo a eficiência da coluna de fracionamento dada pela quantidade de vezes que uma substância é vaporizada e recondensada durante a destilação, a altura da coluna (ou número de pratos teóricos) contribui para tal eficiência.
2- Qual a vantagem e a desvantagem da utilização de colunas com recheios (empacotamentos)?
Resposta:
Os recheios são peças sólidas projetadas para aumentar a área de contato líquido-vapor.As colunas de recheio são carcaças contendo um número muito grande dessas peças. O recheio ocasiona um bom contato líquido-vapor, mas, por outro lado, a seção da coluna preenchida com as peças experimenta perda de carga considerável, pois dificulta a passagem dos fluidos.
3- Dê exemplos de produtos recolhidos em diferentes pratos teóricos da destilação do petróleo.
Resposta:
O petróleo bruto contém centenas de diferentes tipos de hidrocarbonetos misturados e, para separá-los, é necessário refinar o petróleo.
As cadeias de ¬hidrocarbonetos de diferentes tamanhos têm pontos de ebulição que vão aumentando progressivamente, o que possibilita separá-las através do processo de destilação. É isso o que acontece em uma refinaria de petróleo. Na etapa inicial do refino, o petróleo bruto é aquecido e as diferentes cadeias são separadas de acordo com suas temperaturas de evaporação. Cada comprimento de cadeia diferente tem uma propriedade diferente que a torna útil de uma maneira específica.
EXEMPLOS:
GÁS DE PETRÓLEO: usado para aquecer, cozinhar, fabricar plásticos.
Alcanos com cadeias curtas (de 1 a 4 átomos de carbono) normalmente conhecidas pelos nomes de metano, etano, propano, butano com faixa de ebulição menor do que 40°C, e são liquefeitos sob pressão para criar o GLP (gás liquefeito de petróleo).
NAFTA: intermediário que irá passar por mais processamento para produzir gasolina.
Mistura de alcanos de 5 a 9 átomos de carbono, com faixa de