Resumo de Luciola
“Internet: conectando os usuários aos serviços e pessoas do mundo todo” A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam ideias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.
Desenvolvimento da Internet
A história da internet pode ser considerada a partir do projeto Arphanet do governo americano. Este projeto visava criar uma estratégia de descentralizar as informações nos EUA durante a guerra fria. Desta forma foram colocados computadores e regiões geográficas diferentes e ligados em rede.
Como visto, o uso inicial estava restrito ao governo americano, mas com o passar do tempo as universidades adotaram também a ideia para criar redes de pesquisa e compartilhamento de informações acadêmicas. No início dos anos 60, surgiu um projeto militar americano surgiu a ARPANET. Esta rede se iniciou em vários Centros de Pesquisa e Universidades americanas. Inicialmente era um projeto do DARPA (DoD) e foi se transformando numa rede basicamente acadêmica, sendo inclusive suportada pelo NSF (Nactional Science Foundation). Nos últimos anos o crescimento do setor comercial na rede tem sido enorme, motivado pelas grandes oportunidades comerciais vistas na rede. Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web o famoso (www), possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A