Jateamento
O jateamento é uma técnica de tratamento superficial por impacto, o qual se pode obter um excelente grau de limpeza e simultaneamente um correto acabamento superficial. Este processo em geral é usado para:
Limpeza de peças fundidas, ferrosas e não ferrosas, forjadas, etc.;
Decapagem mecânica de arames, barras, chapas, etc.;
Shot-Peening (aumenta a resistência à fadiga de molas, elásticos, engrenagem, etc.);
Limpeza e preparação de superfície, onde será aplicado revestimento posterior.
De forma geral, podemos dizer que o jateamento é o bombardeio de partículas abrasivas a alta velocidade (65 – 110 m/Seg.), que após o impacto com a peça remove os contaminantes da superfície. Até a década de 30, o jateamento era realizado somente com bicos de ar comprimido. Hoje esta técnica é mais utilizada para certos trabalhos como a manutenção de estruturas armadas.
O jateamento em linha de produção, com alta produção e de forma automática, foi possível com o desenvolvimento de turbinas centrífugas de jateamento. Este sistema é muito mais produtivo se comparado com bicos de ar comprimido, além de se obter uma melhor uniformidade na preparação superficial. O tipo de material, o tamanho, a forma, as condições da superfície a ser limpa e a especificação do acabamento superficial, tem influência direta quanto à seleção do sistema de jateamento, do abrasivo (são substâncias naturais ou sintéticas empregadas para desgastar, polir, ou limpar outros materiais) e a definição do procedimento. Existem casos que podem ser necessários outros métodos de limpeza, antes e depois do jateamento para obter melhores resultados nos revestimentos.
O Sistema de Jateamento Podem ser divididos em 6 sistemas básicos:
1-) Sistema de aceleração da granalha;
2-) Sistema de circulação e limpeza da granalha;
3-) Cabine;
4-) Sistema de coletagem de pó;
5-) Sistema de movimento e fixação da peça;
6-) Controles e Instrumentação.
1.