Jateamento abrasivo
O Sistema de Jateamento Podem ser divididos em 6 sistemas básicos:
1-) Sistema de aceleração da granalha
a) Por Ar Comprimido:
Sistema de baixo rendimento e indicado para trabalhos pequenos, pouco volumosos.
b) Por turbinas centrífugas
Sistema mais econômico e não contamina o meio ambiente. O abrasivo é arremessado, pela força centrífuga, na direção, velocidade e quantidade desejada. Podem utilizar múltiplas turbinas posicionadas de modo que o abrasivo chegue em toda a superfície das peças a serem jateadas.
2-) Sistema de circulação e limpeza da granalha Esta é a parte do equipamento que é encarregada de recuperar e limpar a granalha, para um funcionamento completamente contínuo. A capacidade de recuperação e limpeza do abrasivo, é determinado de acordo com a projeção de ar comprimido ou a potência de jateamento instaladas nas turbinas.
3-) Cabine
A cabine da máquina durante o jateamento contem pó e abrasivo em suspensão. A ventilação que gera o coletor de pó dentro da cabine, garante que a pressão de ar dentro seja menor que a pressão ambiental, fazendo com que o pó não escape.
4-) Sistema de coletagem de pó
O pó gerado durante a operação de jateameto é removido do abrasivo circulante e da cabine, por um coletor de pó. O coletor de pó mais usado é o de cartucho de papel, que alem de remover o pó do equipamento, matem as áreas adjacentes limpas e livre de pó.
5-) Sistema de movimento e fixação da peça
Para materiais a granel (parafusos, tambor de freio, polias, etc.) é utilizado os equipamentos com esteira rotativa.Para peças de maior peso e volume é utilizado as cabines de jato. Para Shot-Peening de engrenagens e para trabalhos especias é utilizado máquinas com disco giratório.
6-) Controles e Instrumentação É o sistema que fornece os comandos e indicações para ligar e desligar os mecânismos, elevadores, coletores de pó, turbinas e sistema de movimentação das