destilacao extrativa Tol MCH
922 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOCentro de Ciências Agrárias
Departamento de Engenharia Rural
Curso de Engenharia Química
ANÁLISE DE UMA UNIDADE INDUSTRIAL
PROJETADA EM UM SIMULADOR DE PROCESSOS
Patrícia Gonring
Ruth Silva Siqueira
Alegre - ES
04 de maio de 2015.
INTRODUÇÃO
A simulação de processos é a etapa inicial para que se possa compreender uma planta, pois permite avaliar a eficiência do processo ou implementar alterações no mesmo antes de sua construção. Com a aplicação desta ferramenta pode-se prever os custos das modificações, o que evita gastos extras com instalações de ideias desnecessárias.
Um simulador possibilita a obtenção de processos em forma de fluxogramas, que podem representar diversas situações na indústria, como as destilações extrativas.
A destilação é um processo que visa à separação de uma mistura líquida de substâncias miscíveis e voláteis através da vaporização. Uma destilação fracionada é feita utilizando-se uma coluna de fracionamento na qual é possível realizar a separação de diferentes componentes. Esta é empregada quando os pontos de ebulição dos componentes de uma mistura são próximos e não é possível realizar uma destilação simples.
A coluna de fracionamento cria várias regiões de equilíbrio líquido-vapor, levando sistema a estabelecer pequenas destilações simples sucessivas, enriquecendo a fração do componente mais volátil da mistura na fase de vaporização. Isso ocorre devido ao fato de que uma coluna de destilação é composta de pratos. Durante a operação dois fluxos, um líquido e outro de vapor, passam pela coluna em sentidos opostos. Em cada prato, eles se misturam e se separam, o prato teórico é aquele no qual o vapor e o líquido se encontram em equilíbrio. Em resumo, o número de pratos teóricos de uma coluna corresponde ao número de destilações simples que a coluna pode realizar simultaneamente. Cada destilação simples corresponde a uma placa teórica. Quanto maior a diferença de composição, maior o